Então, eu acabei ficando mais tempo do que planejava sem publicar nada aqui. Acontece que um dos meus maiores roteiros foi apagado do meu drive sem o meu consentimento, e eu não consegui recuperar ele. Isso matou completamente o meu ânimo de recomeçar ele, mas como a máquina não para, eu vou transformar isso em conteúdo, eu não ligo, o post de hoje é sobre isso.
Não acontece frequentemente, mas quando eu perco um arquivo digital importante, seja por causa de discos rígidos, backups estúpidos, falta de espaço ou a nuvem decidindo que eles simplesmente não existem mais eu entendo porque as pessoas gastam quantidades obscenas de dinheiro em servidores de armazenamento pessoal... Exageros a parte, perder um arquivo de importância é doloroso demais, cada vez que acontece comigo a vontade de montar um server rack como esses é mais tentadora.
O meio digital tenta ofuscar o fato de que arquivos também ocupam espaço físico assim como documentos de verdade, o conceito de armazenamento num HD é o de literalmente gravurar a informação num discozinho, e o problema disso é que, ao ser sobrescrito ou corrompido, já era, perdeu. Não achar um documento em uma pilha de papel é menos tortuoso, pelo menos você sabe que ele está lá, só não aonde.
Eu estou numa sequência de azar de múltiplos anos quando o assunto é armazenamento de arquivos. Ainda tenho o HDD que armazenava todas as minhas fotos de infância até ele ser corrompido por um técnico incompetente (sério, levamos o computador para um reparo no sistema de resfriamento e saimos com um disco rígido quebrado, quanto mais eu aprendo de eletrônica e reparo em componentes mais eu fico confuso com o quão idiota você tem que ser pra quebrar algo que nem tinha a ver com o reparo...), nessa mesma tacada perdi todos os vídeos que eu gravava pro youtube de 2014 - 2017, (já fazem 10 anos?) mais recentemente eu perdi dezenas de documentos escaneados, projetos de escola, projetos pessoais, e toda a minha pasta de beatmaps no osu! durante uma partição resultante da instação de um SSD.
Nesse ponto eu já devia ter aprendido a ter um backup de tudo que eu considero levemente importante, né? Bem, recentemente eu deixava todos os meus documentos escritos no drive, já que o docs sincroniza seus arquivos automaticamente, e quem decidiu me deixar na mão foi o Drive...
Não vou entrar em detalhes, mas alguém entrou no meu computador e apagou metade do meu google drive permanentemente, eu entrei em contato com o suporte deles e ninguém me respondeu. Armazenamento é uma merda.
É meio bizarro pensar que o armazenamento aos poucos está se tornando uma redundância, os Iphones mais tunados vem com mais de 500Gb de armazenamento, e um SSD que cabe na palma da minha mão pode guardar 4Tb em um computador pela bagatela de 2000 reais. Entendendo melhor o funcionamento desses componentes, com latches e flip-flops fica ainda mais absurdo pensar que esses são números atingíveis de armazenamento num espaço tão pequeno quanto o de um celular ou SSD. Os engenheiros elétricos pioneiros da eletrônica digital jamais saberiam que a obra de suas vidas seria usada pra no futuro armazenar todas as galerias do furaffinity. Obrigado engenheiros elétricos.
Conclusão
Cansei de perder arquivos, a partir de agora todas as postagens do meu blog serão escritas em papel velino de couro de vitelo com canetas tinteiras de pena, assim como faziam no século XV. Obrigado por ler.
Nenhum comentário:
Postar um comentário