31 de maio de 2024

Faixa da Madrugada, 3 Antena, e erros de transmissão

     EU AMO TELEVISÃO!*

    Hoje em dia eu nem assisto TV direito, meu pai deixa o canal no SporTV o dia todo e não sobra a oportunidade de eu assistir nada. Pela última década eu preenchi essa lacuna com o YouTube, o lar de vídeos caseiros e produções independentes que torna muito fácil com que qualquer pessoa publique o que quiser pra que milhões de pessoas possam assisti-las, mas nem sempre foi assim.

    A parte da televisão que mais me intrigava não era a programação comum, jornalismo é legal, vinhetas são legais, mas de longe a coisa mais interessante sobre a televisão eram quando as coisas davam errado, Quando algo que você não devia ver é acidentalmente transmitido, esse tipo de coisa mostrava a parte mais humana daqueles que estão por trás das transmissões, mostrava que tem alguém responsável por todas as pequenas coisas que acontecem por trás das câmeras (literalmente).

    Eu sou novo demais pra ter vivido a era da antena parabólica, e mesmo assim, nas raras vezes em que o eu criança ficava acordado até a madrugada/acordava cedo o suficiente, ligar a TV de madrugada era algo completamente diferente da programação do dia, quando a faixa da Madrugada da TV Diário estava passando, era sinal de que o eu criança estava fazendo algo muito de errado, ou doente e acordando de noite pra tomar remédio pra estar vendo aquilo.

    Alguns anos depois, quando meus pais decidiram instalar a TV a cabo, a faixa da madrugada do Cartoon Network era o motivo de eu conhecer todos os desenhos dos anos 90 sendo uma criança de 8 anos em 2015. Ver televisão fora do horário fazia parecer com que eu tivesse desbloqueado uma nova dimensão dos canais que eu assistia, quase como um lado-B, que passava desenhos esquisitos e reprisava os jornais.

    Antes da faixa da madrugada existir, havia uma outra maneira da emissora sinalizar que a programação comum estava acabando e o horário sombrio tava pra começar, no encerramento da programação, a emissora dava boa noite aos espectadores e encerrava suas atividades normais.

 


     Depois disso era jogo livre, putaria, conteúdo educacional, reprises de jornais, ou o melhor filme que você já viu quando criança cujo nome você nunca vai se lembrar pois a memória está muito distante na sua mente, tudo podia acontecer depois do fechamento das atividades normais, mas o que provavelmente foi mais comum era a geração de materiais, quando comerciais eram passados das emissoras principais para as afiliadas. Era um uso interessante de tempo, e é meio esquisito pensar que essa era a maneira mais eficiente de troca de materiais entre afiliadas na virada do milênio:

    

    Só agora eu estou notando que eu tenho tanta coisa pra falar sobre a televisão que eu provavelmente vou ter que deixar as 3 páginas de dissertação sobre a programação da PlayTV pra outro dia... sério... como é que pode esse canal existir? Boa sexta-feira a todos :)


    O tópico principal dessa postagem (sim, só agora) é que, diferente do youtube moderno, só uma minúscula parcela da população tinha seu espaço na TV, era uma rede fechada, não tinha como alguém simplesmente aparecer com muita grana e pedir o seu próprio canal de televisão, por isso, os canais clandestinos surgiram com o propósito de desobstruir os canal todo, slogan esse pertencente ao 3 Antena, com o início de transmissão mais foda e revolucionário que só pessoas anônimas com muito conhecimento de telecomunicações podiam proporcionar na zona sul do Rio de Janeiro.


    Agora falando sério, imagina ser um jovem estudante de rádio e TV da UFRJ nos anos 90, levemente revoltado com o fim da DENTEL (Departamento Nacional de Telecomunicações) e se deparar com isso? Ignorando o fato de que esse canal provavelmente foi feito por estudantes com esse exato perfil, ver isso ao vivo, sabendo que ela é o resultado de uma invasão de sinal ilegal deve ter sido extasiante.

    Ao sintonizar no canal VHF 8, a idéia de canal pirata já era bem claramente passada pra quem estava assistindo: O PASTOR TEM, SÍLVIO TEM, ADOLPHO TEM, MARINHO TEM, E AGORA NOIS TEM TAMBÉM. Basicamente era a TV do povo, protestando contra o então presidente Collor por sua decisão de fechar a DENTEL, com o ministro da comunicação Antônio Magalhães ensinando o telespectador alheio a como criar um sinal pirata, e o ministro da saúde Alceni Guerra ensinando a como bolar um baseado.

    O que segue é basicamente algo que eu só consigo descrever como um proto-youtube-poop. Essa sim é a primeira aparição de sentence mixing na mídia em geral. Puta que pariu, como que isso existiu e no Brasil ainda?

    A 3 Antena não foi a primeira nem a última emissora pirata, mas é a mais fácil de falar sobre por causa da quantidade de registros envolvendo ela, essa coletânea de transmissões linkada acima, por mais curta que seja, é provavelmente um dos arquivos mais completos da TV Pirata no Brasil, existem tantas outras ocorrências de invasões de sinais da TV Brasileira, como a TVento Levou, precursora da 3 Antena que invadiu o sinal do Jornal Nacional pra divulgar seu sinal, ou a TV Cubo de São Paulo, que, por mais infame que se tornou, não existem gravações publicamente disponíveis sobre ela. Talvez eu fale sobre isso nos fórums de lost media no futuro. Talvez eu deixe isso pra dissertação sobre a PlayTV.

                                    Jornal anuncia intervenção clandestina na televisão - Divulgação / Folha de S. Paulo




Nenhum comentário:

Postar um comentário