13 de julho de 2024

A ascenção da indie net é a melhor coisa que podia estar acontecendo agora

     A evolução da internet é normalmente dividida em três períodos, Web 1, caracterizada pelos websites estáticos com HTML e CSS puro dos anos 90 e 2000, Web 2.0, com a popularização dos sites dinâmicos na década de 2010, e a piada em movimento que é a Web 3.0, que promete conectar a internet a blockchain de maneira tão suave quanto os gráficos dos preços de NFT's, fruto dessa nova era da internet.

NFTs Statistics - Sales, Trends and More [2023] 

 

       Mas aí é que tá o problema. A web 3.0 é quase um golpe escondido de revolução virtual, afinal, a grande maioria dos sites que se autodeclaram parte dessa web moderna só querem tirar o seu dinheiro mesmo, enquanto a web 2.0 foi dominada pelas grandes empresas, que partilham do monopólio dos mesmos 15-20 sites que concentram 90% de todo o tráfego na internet.

    Então, eu escolhi rejeitar a modernidade e abraçar a tradição.
 

    A web independente é algo que sempre existiu, mas que começou a ganhar tração nos últimos 3 anos, e consiste em pessoas montando sites pessoais, estilo web 1.0, para uso próprio, com controle completo sobre sua maneira de expressão e customização.

    Esse tipo de site normalmente é hosteado em anfitriões como o Neocities, enquanto os blogs modernos vão para plataformas como o Bearblogs, e o próprio blogspot mesmo.

    Pela primeira vez um movimento de contracultura virtual me interessou tanto assim, a liberdade que uma página escrita em HTML, CSS e JS por você mesmo é maior do que qualquer ferramenta de customização de página disponibilizada pelas grandes mídias sociais.

    Isso também está servindo como um refúgio de rede social pra mim, acessar sites independentes ainda me dá todo o sentimento de comunicação e interação social digital presente num twitter da vida, mas sem nenhum dos pontos ruins.

    Ao observar a comunidade que está se formando ao redor da internet independente, eu noto pela primeira vez um núcleo de pessoas DA MINHA IDADE, fazendo algo reminiscente da internet antiga, contra AI, e contra o conceito de Web3, eu nunca me senti tão pertencente a uma comunidade de larga escala online antes, sem querer ser o chatão, mas eu nunca tinha conhecido alguém contra IA da minha idade antes, e descobrir a internet independente foi um puta alívio, finalmente, um cantinho legal na internet, por favor, não arruínem isso. 

    Embaixo, vou deixar alguns dos meus sites do Neocities preferidos, para quem quiser ver como essa comunidade funciona. Obrigado por ler esse post que eu escrevi com mais pressa do que o normal (e que provavelmente ficou esquisito e mal estruturado por causa disso)

Cinni 

Moonview 

Dokodemo 

 

(Eu também estou trabalhando num site, mas é WIP... aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário