31 de dezembro de 2023

Falando sobre o meu animal favorito porque eu não tenho nada melhor pra fazer

      Essa vai ser de longe a postagem mais aleatória e sem sentido que eu fiz nesse site até agora, então não precisa ler ela, pode ignorar, eu só quero yeappear um pouco e registrar pensamentos sobre a orca.

    Como que esse animal consegue invocar tantos sentimentos em mim ao mesmo tempo? O nome Orca é puxado diretamente do latim, "Orcus", significando 'deus da morte'. O que um animal tem que fazer pra merecer esse título? O quão brutal, grandioso e majestosa sua presença tem que ser pra chamar a atenção de tudo que o rodeia? E por que diabos um dos assassinos mais inteligentes da natureza é tão adorável?

 

 

    Basta jogar Orca no pinterest que você consegue achar fotos e edits de pessoas colocando olhinhos bonitinhos e estrelinhas ao redor desse bicho apelidado de deus mortífero, então eu com certeza não sou o único que compartilha esse sentimento sobre esse animal. Talvez isso seja o resultado da criação de mídia pela SeaWorld, que nos fez acreditar que esses animais são que nem golden retrievers do mar, super dispostos a interagir com humanos e receber petiscos de peixes pequenos, mas, a minha percepção pessoal da orca como animal não é definida por sua brutalidade, nem por sua "docilidade", e sim por sua inteligência. Você já olhou pros olhos de uma baleia assassina? Quase escondidos pelas manchas brancas que se parecem com olhos grandes e redondos, os verdadeiros olhos de uma orca passam um sentimento de... consciência, como se alguém realmente estivesse lá, ciente dos seus arredores entendendo tudo que está acontecendo com ela e com os outros seres vivos perto dela. A beleza realmente está nos olhos, Belaf.

Orcas eyes can be blue, brown,... - Jpod(Southern Residents) | Facebook 

Killer whale pfp in 2023 | Cool sea creatures, Beautiful sea creatures,  Ocean creatures 

Ambas essas imagens são do mesmo animal...

    Foi provavelmente assistindo Blackfish, ou lendo algum artigo aleatório que eu descobri como as Orcas tem partes do cérebro que nem os humanos tem, algumas fazem sentido, como o seu córtex paralímbico, que aguça os sentidos se localização e memória espacial, é CLARO que um animal desses teria que ter memória espacial melhor do que a de um humano, num oceano onde tudo é água e tudo parece ser igual, saber onde certas coisas estão é uma baita mão na roda. Mas, não é isso que me intriga, a orca em específico tem as características sociais extremamente afiadas, num nível que rivaliza ou até ultrapassa o senso social de um humano. Um baleal (acho que esse é o nome de um grupo de baleias) é uma pequena sociedade muito complexa, hierarquizada, matriarcal, onde cada grupo pode chegar a 15 membros e cada um com suas infinitas nuâncias entre sí.

    Eu não consegui achar uma resposta concreta para isso, mas, se uma orca realmente tiver um cérebro que processa mais sentimentos do que o de um humano, eu me pergunto como que é esse sentimento de sentir algo além da compreensão humana, seriam elas apenas versões mais profundas de felicidade, tristeza, inveja, ou seriam coisas completamente novas, que a gente não consegue nem imaginar em sentir? Sendo a Orca um dos animais mais cobiçados na caça e no cativeiro, eu penso, o quão pesado é o sentimento de ser separado de seu grupo pelo resto de sua vida? Talvez isso seja só uma nóia minha depois de assistir blackfish, mas é só um pensamento que passou pela minha cabeça.

    É deslumbrante presenciar a inteligência desse animal, seja na natureza, ou, infelizmente, em cativeiro. parece que com cada vídeo que eu assisto sobre esse animal, ele fica mais humano, até mais do que alguns humanos de verdade, qualquer vídeo de documentário da natureza que registra animais marinhos vai dar um bom exemplo do que eu estou falando.(Abaixo, um dos meus exemplos favoritos, do BBC Earth.)


    Mesmo assim, um animal que possui tanto poder cru de destruição, misturado com imensa inteligência, não devia ser tão amigavel com humanos do jeito que as orcas são, simplesmente não faz sentido! Na natureza, o medo do desconhecido é uma força que garante a sobrevivência de múltiplas espécies, mas parece que esses animais sabem quando um ser humano não apresenta perigo, tanto que, não há nenhum ataque de orcas em humanos registrados na natureza. (Todos os ataques registrados ocorreram ou em cativeiro, ou em parques de diversão... Hm... Por quê será?)

    Outros animais que são inteligentes, como Corvos e Elefantes, podem sim entender humanos e suas intenções, mas nenhum com tanta clareza como a Orca, animais desta espécie que acabam isolados ou separados de seu bando procuram companhia com outros animais inteligentes, entre eles, humanos. O meu exemplo favorito disso é a adorável Luna-L98, uma baleia que, antes de morrer, brincava com barcos e seus tripulantes na área em que habitava, isso tudo resultou num documentário sobre ele, e o meu vídeo favorito no youtube:

 


(Primeiro vídeo: Documentário sobre a Luna - Segundo vídeo:gravação independente, mais curta da Luna, um dos meus vídeos favoritos do YouTube.)

    Sinceramente, eu podia ficar um monte falando sobre esse animal aqui, talvez esse seja o resultado de mais um hiperfoco em animais marinhos meu (depois de tubarões e golfinhos), mas acho que vou parar por aqui, em conclusão: Assistam Blackfish, e parem de capturar orcas, por favor :(.


Um feliz ano novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário