9 de janeiro de 2024

Uma reflexão sobre 2023 e planos para 2024

 Feliz ano novo!

    Espero que todos tenham tido um excelente 2023, e espero que tenham um 2024 ainda melhor!

    Nessa postagem eu quero observar as coisas que eu fiz no ano passado e pensar sobre o que eu quero fazer em 2024.

    Começando em 2023, óbvio.
    
    2023 foi O ano em que o maior número de coisas estavam acontecendo comigo ao mesmo tempo, e mesmo assim eu não me lembro de muita coisa, obviamente, o destaque dos primeiros meses do ano foi passar num vestibulinho e ingressar num curso técnico, algo que, de longe foi o que mais me impactou durante esse período. Pela primeira vez em um bom tempo estava num ambiente novo, com gente que eu não conhecia e eu fui forçado a me adaptar, eu, como o gênio da socialização que sou, achei que até que as coisas foram bem. Consegui fazer um círculo de meio-que-amizades relativamente rápido e acabei me acomodando um pouco nesse quesito. Se eu pudesse voltar atrás, talvez eu teria falado menos coisas estúpidas e teria sido um pouco mais privativo sobre mim, acidentalmente meu caderno de desenho caiu nas mãos erradas e pelo restante do ano fui taxado de ser o furry esquisito da sala de aula, algo que me fez praticamente desistir de desenhar, e algo que eu ainda não retomei.
 
    Fora das salas de aula, 2023 também pareceu como um ano de grandes mudanças pra mim. De repente, eu estava jogando menos videogames, usando mais o youtube, programando de vez em quando, tentando aprender algo, porém, ao mesmo tempo, também comecei a usar muito mais redes sociais do que eu costumava.
     Parte disso se deu porque o meu computador não conseguia mais rodar praticamente nenhum jogo, e eu fiquei por fora do espaço gamer por grande parte do ano (exceto em julho, talvez, quando comprei VIP no servidor do FlameMC de Minecraft e praticamente passei o mês inteiro jogando...), ou seja, eu substituí um entretenimento como os videogames pelo apodrecimento cerebral das redes sociais. Francamente, eu ODEIO usar redes sociais tanto quanto eu uso, e, pessoalmente, acho que, as vezes, ficar jogando é menos prejudicial do que passar horas no twitter...

    Pela primeira vez em um tempo, eu me ví tentando aprender sobre mais coisas, tecnologias novas, e até comecei um "curso" de django e python, onde o objetivo final era fazer um blog, acontece que os arquivos dessa pasta se corromperam, e eu decidi sucumbir ao blogspot, que, no final, não foi tão ruim assim.

    Em 2023, por incrível que pareça, eu pratiquei mais atividade física do que nunca, terminei o meu contrato de academia, indo de 3 a 5 vezes por semana (continuo magrelo e feio), e, na segunda metade do ano comecei a praticar esporte 2 vezes por semana, além de caminhar bastante todos os dias. Espero continuar assim.

    Agora, partindo pra 2024...
 
    Pra mim, aqui começa minha vida de vestibulando pra valer, ENEM, FUVEST, FATEC, qualquer prova que estiver na minha frente eu pretendo fazer, até passar em alguma universidade que preste. Esse fim de semana mesmo fiz a prova da FATEC, achei relativamente tranquila pra uma prova que devia ser nível 3º ano, sendo que eu sou um aluno do 1º indo pro 2º, mas FATEC não é o meu objetivo... Tá mais pra um plano D, caso todo o resto falhe. Mesmo assim, estou curioso pra saber se passo, escolhi o curso com maior demanda da minha cidade, já que o resultado não importa, também serve como treino de redação. Tive 42 acertos de 54.

    Continuando no tópico de estudos, chegou a hora de estudar computação direito. Desde 2020, quando descobri o canal do Brackeys estive num vai e vem com o estudo da programação, as vezes olhando python, web, arduino, et cetera, mas dessa vez, comecei com o curso CS50X da harvard, e pretendo também fazer o CS50P, para Python, e CS50W, para webdev, quanto mais cursos eu conseguir fazer, melhor.

    O último tópico acadêmico, juro, é aprender japonês, o máximo que der durante o ano, não vou quebrar uma streak de 200 dias que nem eu fiz ano passado! Juro... além disso, vou treinar com o Anki e com imersão, no Anki, estou usando o Deck Core 2K/6K, que tem 6000 palavras bastante usadas na língua, e, de vez em quando leio o guia de gramática do Tae Kim, pra não ficar só no vocabulário.

    Falando em ler, eu URGENTEMENTE preciso ler mais esse ano, perto da virada, comprei 2 livros com um cartão de presente da livraria leitura que ganhei num amigo secreto, e comprei A Hora da Estrela, da Clarice Lispector e 1984, de George Orwell, estive lendo muito pouco recentemente e quero que isso mude, pretendo ler mais e comprar mais livros esse ano, e livros pra ler por diversão e entretenimento, não por obrigação.
 
     Obviamente, quero fazer muitas coisas a mais esse ano, escutar mais música, (tentar) voltar a desenhar, entrar pra atlética da minha escola, só coisa fácil... espero que o burnout não dê as caras nos meses seguintes e que eu dê conta do tranco.
 
    Sei que esse post demorou mais do que devia, 10 dias se passaram desde o ano novo, mas eu comecei um post bem longo sobre um certo artista brasileiro e passei alguns dias estudando ou fora de casa e me esqueci das minhas resoluções de ano novo. Se eu não abandonar esse site até lá, no começo de 2025 vou retornar pra essa postagem e novamente refletir sobre as minhas ações, até lá, e um bom resto de ano!
 
-Felipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário