31 de março de 2024

Mídia física ontem, hoje e no futuro.

     Comprar CD's, Discos de Vinil, Fitas de cassete, Filmes em DVD/Blu-Ray hoje em dia é  redundante. Não faz sentido. É imprático, ocupa espaço e exige muito mais esforço do que os métodos de consumo de mídia modernos, então porque a gente continua fazendo isso?

    Eu não vivi direito a época de consumir mídia física. No máximo cheguei a ver alguns filmes piratas no DVD player dos meus pais, esse player que eu recentemente os convenci a não jogá-lo fora, porém, eu não tenho os fios certos pra fazê-lo funcionar, então ele está no meu backlog de coisas eletrônicas que eu preciso arrumar no futuro. 

Olá pra você também, DVD/CD player! Um dia te faço tocar música novamente.

    Mesmo assim, eu nunca ví direito as pessoas escutando música com players ou boomboxes, nunca ví diskmens sendo usados, ou até mesmo Blu-Rays originais, tudo isso foi um pouco antes de eu ganhar interesse por essas coisas.

    Os early-2000s parecem ter sido bem legais, eu queria ter feito mais parte disso. 

    Orkut, MSN, Telecurso 2000, X-Tudo da TV rá-tim-bum e cultura, essas coisas e estéticas pequenas que não podem ser replicadas direito porque não seria tão genuíno quanto foi naquela época. Não faz sentido criar uma rede social primitiva só pelo bem da nostalgia quando existem bluesky's e instagrams modernos, não é uma prática de negócios sustentável, as pessoas que utilizavam aquilo no passado iriam conferir, teriam os seus desejos nostálgicos atendidos, e iriam sair, pra nunca mais voltar.

 



    Esse programa era muito legal... Te amo TV Cultura...


     Talvez seja porque eu sou jovem demais pra me sentir nostálgico sobre os meus primeiros anos na internet, mas, parece que, de 2016 pra cá, a internet estagnou de uma maneira que tudo continua igual.

    De 2004 pra 2014, as pessoas foram do myspace pro facebook, e do orkut pro twitter, mas de 2014 até 2024, os sites são os mesmos, não existem mais sites novos.

    Estranhamente, essa estagnação da internet coincide bastante com a morte da mídia física.

    Por lá, as coisas mudaram muito, muito rápido. Vinil, K7, CD, todas essas tiveram seu tempo nos holofotes, mas foram rápidamente substituídas pelo MP3. 

    Talvez seja porque o tempo passa mais devagar quando ele está acontecendo do que observando-o em retrospecto, mas a atual maneira de consumir mídia digitalmente me parece tão... sem sal... É inegável que é conveniente pra caramba, mas é incomparável com o sentimento de colocar a agulha no disco de vinil, ciclar por uma coleção de CDs ou rebobinar um K7.

    Eu sou um dos filhos mais novos de uma família grande, então, mesmo sendo um zoomer sem vergonha, eu cheguei a interagir bastante com cartuchos de N64 e SNES dos meus primos e discos de vinil dos meus tios e avôs, e eu simplesmente acho isso mais legal do que ter um arquivo intangível que diz que eu possuo um jogo ou uma música.

    Claro que também tem a parte de "own your stuff" de possuir esse tipo de coisa, uma empresa não pode tirar o seu box da 3ª temporada de Friends de você, mas pode tirar essa série do seu serviço de streaming preferido. 

    É legal ver que os mais velhos minha geração meio que está voltando a se interessar por LPs e afins, e é legal ver que um mercado ainda vai existir pra esse tipo de coisa, pelo menos eu espero que seja assim.

    Agora eu sou um adolescente fudido sem dinheiro nem pra ter um PC que não aguente editores basicos de vídeo, mas se um dia eu tiver uma carreira profissional decente, espero poder montar uma coleção dessas coisas, sejam livros, CDs de música, Jogos em mídia física, ou qualquer outra coisa, mesmo que seja imprático, é legal.

Que fique marcado pro eu do futuro, essa é a minha "estante".... eu nem gosto de nevermind, porque eu tenho isso? Favor ignorar a bagunça e abundância de Harry Potter, eu peguei na promoção... A série completa tava à preço de um...

EDIT: Antes que eu esqueça, feliz dia da visibilidade trans, continuem arrasando. Feliz páscoa também.

Esse post foi meio redundante, né? Eu nem cheguei a conclusão nenhuma... mesmo assim;

Obrigado por ler! Se algum leitor existe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário